A Acessibilidade Digital hoje é uma das reivindicações dos movimentos realizados por pessoas com deficiência. Essa acessibilidade refere-se ao acesso por todos, independente do tipo do usuário, situação ou ferramenta.
Ao falar de Informática na Educação Especial devemos levar em consideração a deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual e deficiência mental. Além dos portadores de deficiências educacionais especiais com dificuldade de aprendizado.
Para que a realidade dessas pessoas mude, é necessário criar programas e ferramentas para que todos independente de sua dificuldade possa ter acesso e utilizem os recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem oferecer por exemplo:
Leitores de tela e legendas de imagem para deficientes visuais;
Teclados virtuais para pessoas com deficiência ou dificuldade motora;
Mouse especial e teclado alternativo para pessoas com dificuldade motora;
Um dispositivo tipo "ponteiro" fixado na boca ou na cabeça;
Software de reconhecimento de voz.


Nos países do Primeiro Mundo, os deficientes visuais, por exemplo, já podem ler livros através de computadores.
A Informática está surgindo como uma alternativa de mudança metodológica, e com relação aos alunos portadores de necessidades especiais educacionais não poderia ser diferente. Toda essa mudança acarreta desafios para a sociedade e principalmente para Educação. Para que estas pessoas tenham acesso a tecnologia, será necessário instalar programas e equipamentos, treinar pessoas e professores para trabalharem nesta área.
O Brasil é um país que possui capacidade para desenvolver sistemas que facilitem a vida dos Portadores de Necessidades Especiais, e de promover a integração social, porém, é necessário a ação da sociedade para alcançarmos os avanços de países de Primeiro Mundo.
Olá Idelize! Gostei do seu blog e concordo que utilizar o computador é uma tarefa que pode ser disfrutada por todos, independente de suas necessidades. Bjos
ResponderExcluirOlá!!
ResponderExcluirvisitei vários blogs ad2 e apenas o seu e o meu tem como tema a tecnologia na educação especial. Fiquei muito feliz em ver que mais algém lembrou da E.E.,afinal quase todos os municípios do estado do Rio de Janeiro tem investido em informatica para os educandos da modalidade regulare,porém se esquecem dos alunos com alguma necessidade específica e especial.
Olá!!!
ResponderExcluirA Acessibilidade Digital é uma necessidade e uma vitória para a educação, pois possibilita igualdade de possibilidades para melhorar o processo de ensino-aprendizado.
Ideliz,como educadoras sabemos a importância de estimular nosso alunos "ditos normais" ler, quanto mais os portadores de deficiências que são muitas das vezes interessados e que dentro da lei tem direitos à educação seja digital ou não.
ResponderExcluirOi!! Os softwares desenvolvidos para atender aos deficientes são um grande avanço no mundo da Informática. Gostei do seu texto. Bjs!
ResponderExcluirOla Idelize a sua pesquisa foi muito interessante pois nos professores devemos sempre estar atentos e ter mecanismos nas escolas para atender os alunos deficientes. E os softwares utilizados para a adaptação desses alunos de acordo com suas necessidades e um dos pricipais passos para a inclusao....Bjinhos da Letiene
ResponderExcluir